Preparar o Início do Ano Letivo: Dicas Baseadas na Neurociência para Professores e Seus Caramelitos

 Um novo ano letivo está a começar! 

No meio de tantos afazeres que envolvem o início das atividades letivas, é importante que a grande fatia do tempo seja dedicada a pensar nas estratégias, metodologias e planificação.  Se já conhecemos os nossos alunos, tudo se torna mais fácil.  Se são alunos novos, a tarefa é mais complexa. 

Embora todos sejam diferentes, existem estratégias que se adequam a todos e facilitam o envolvimento dos alunos. 

Assim, ficam aqui algumas dicas, assentes em estudos sobre como o cérebro aprende, que podem dar uma ajuda na tomada de decisões e na abordagem com os nossos alunos:


1. Conhece os teus alunos (Criação de Conexões):

- Base na Neurociência: O cérebro aprende melhor em um ambiente onde se sente seguro e conectado. Relações positivas e empáticas ajudam a ativar o sistema de recompensa do cérebro, facilitando a aprendizagem.

- Dica Prática: Investe tempo nas primeiras semanas para criar vínculos com os alunos através  de atividades de apresentação e jogos que ajudem a conhecer melhor seus "caramelitos". Basta uma bola a passar de mão em mão 😉

2. Planeia Rotinas e define Regras com os alunos

- Base na Neurociência: O cérebro adora previsibilidade e padrões, pois isso reduz a incerteza e a ansiedade. Rotinas claras ajudam o córtex pré-frontal a gerir melhor o comportamento e a aprendizagem.

- Dica Prática: Cria e apresenta um cronograma visual de rotina diária para os alunos. Inclui momentos de pausa e atividades de regulação emocional. Organiza a sala e mostra para que serve cada espaço e o material que contém. 

3. Estimula a Curiosidade Natural e a Motivação Intrínseca: 

- Base na Neurociência: A curiosidade ativa o sistema de recompensa do cérebro, melhorando a retenção de informações. A aprendizagem é mais profunda e duradoura quando os alunos estão genuinamente interessados.

- Dica Prática: Utiliza perguntas instigantes no início das aulas ou mostra um "mistério do dia" que será desvendado ao longo das atividades ou leva simplesmente um objeto diferente e introduz o conteúdo a partir de objeto. Encoraja perguntas abertas e cria um ambiente onde o erro é visto como parte da aprendizagem.

4. Usa Variedade Sensorial e diversifica na apresentação de conteúdos 

- Base na Neurociência: cada cérebro é único, logo, não aprendemos da memsa maneira e ao mesmo ritmo. Desta forma,  a estimulação de múltiplos sentidos podem reforçar o aprender. Diversifcar recursos ativa várias partes do cérebro, o que ajuda a consolidar o conhecimento.

- Dica Prática: Planifica atividades que combinem estímulos visuais, auditivos e táteis. Por exemplo, uma aula sobre as plantas pode incluir vídeos curtos, experiências e discussões em grupo.


5. Integra Pausas e Momentos de Movimento:

- Base na Neurociência: O movimento ajuda a liberar neurotransmissores que melhoram o foco e a memória. As pausas ativas também são fundamentais para a consolidação da aprendizagem.

- Dica Prática: Insire "intervalos amigos do cérebro" durante as aulas, onde os alunos podem movimentar-se, alongar ou participar de atividades curtas que estimulam o corpo e a mente.

6. Usa a Emoção para Motivar, facilitar a Atenção e criar Memórias:

- Base na Neurociência: As emoções desempenham um papel crucial na aprendizagem. A ativação emocional ajuda na memorização e compreensão. A criança está mais receptiva se sabe que é aceite,  amada, respeitada. 

- Dica Prática: Introduz conteúdos através de histórias envolventes ou simulações que provoquem emoções, como empatia ou entusiasmo. Usa frases motivacionais e observações positivas face às suas intervenções e os seus trabalhos.


Pequenos ajustes na nossa prática pedagógica, com base na neurociência, podem fazer uma grande diferença na aprendizagem dos alunos.  E como eu sei que tu também usas estratégias amigas do cérebro, mesmo que nem sempre estejas consciente disso, convido-te a partilhar as tuas experiências e dicas facilitadoras da aprendizagem!

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